..
quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Lombo Assado ao Molho de Ervas e Laranja ou Maracujá na Pressão

Amo essa receita, é muito tradicional mas com meu toque especial e simplificada, o melhor é que não dá trabalho algum como no forno, nem corre o risco de ficar uma carne ressecada e dura, muito pelo contrário, fica macia, molinha, suculenta, huuummm... muito saborosa!
É uma receita ótima para receber visitas, impressionar sem ter trabalho e até para o dia-a-dia.



Ingredientes:
1 peça de lombo (entre 1 até 2 kg)
1/2 xícara de vinho branco
3 dentes de alho amassados ou triturados
2 colheres de sopa de ervas secas ou 1/2 xícara de frescas, como tomilho, alecrim, salsinha...
1/2 pimenta-dedo-de-moça picadinha (opcional)
1 colher de sopa de azeite
Sal e Pimenta-do-reino à gosto

Para o molho:
1/2 xícara de suco de laranja ou maracujá
1 colher de sopa de manteiga
1/2 colher de sopa de farinha de trigo ou amido de milho

Coloque a peça de lombo em um saquinho e junto com ele todos os demais ingredientes, feche bem e retire o máximo de ar de dentro, envolva todo o lombo no tempero. Coloque o saco com o lombo em uma tigela e leve à geladeira, deixe marinando de um dia para o outro.
No dia seguinte retire o lombo do saquinho e coloque na panela de pressão elétrica, coloque a salmoura da marinada junto também na panela.
Tampe a panela, coloque a válvula na posição de pressão e programe qualquer função de cozimento da panela ajustando o tempo para 60 minutos.



Assim que o tempo terminar retire a pressão da panela com cuidado, abra a panela, retire o lombo e coloque sobre uma tábua de corte, fatie na espessura de 1cm aproximadamente, eu gosto de fatiar usando a faca elétrica. Disponha a carne já fatiada em uma travessa e reserve.
Agora vamos fazer o molho, para isso basta dissolver a farinha ou amido no suco escolhido e depois acrescentar no caldo que ficou na panela após o cozimento do lombo, acrescente também a manteiga e ligue a panela, vá mexendo até que dê uma leve engrossada. Despeje esse molho sobre a carne fatiada e sirva!

Rendimento: Serve de 8 à 10 pessoas.

Armazenamento: Pode ser guardado em pote bem fechado na geladeira por até 3 dias ou congelado por até 3 meses. 

Dicas: Use as ervas que desejar, se quiser finalize com raspas de laranja por cima.

É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


1 comentários:

  1. Olá é a primeira vez que vejo um vídeo seu a adorei vc é muito carismático e sua receita de carne louca e show Parabéns...

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Lombo Assado ao Molho de Ervas e Laranja ou Maracujá na Pressão 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top